o Guia

Paulo Pinto
Com 60 anos de idade, Guia turístico e de Montanha e Monitor de actividades aventura, com vários cursos nestas áreas, já organizou mais de 350 eventos em Portugal (continental e insular) e na Europa.
Com mais de um milhão de quilómetros, percorridos nas estradas de vários países (em vários tipos de veículos) e desde cedo apaixonado pelas duas rodas, com mais de  400.000 km, em vários tipos de moto e inclusivé em competição, no Campeonato Nacional de T.T.
Realizou a primeira grande viagem moto em 1993, fazendo a "TransEuropa", durante 23 dias, contornando todo o Mar Mediterrâneo (excepto países pertencentes à antiga União Soviética) e regressando pela Europa Central.
Presidente do Grupo Motard do Banco Português do Atlântico, do Clube Tenéré e Clube Trail (passeios T.T.), até às suas extinções, promoveu diversos eventos, como viagens, moto-paper's, encontros e concentrações. Actualmente, é o Coordenador nacional do Grupo Motard HONDA NC, organizando vários passeios e viagens em solo nacional e estrangeiro, incluíndo a "Volta a Portugal HONDA", "Picos de Europa", "Trans-Pirenaika" e Marrocos. A última grande aventura, em Agosto de 2023, foi a "Ride 4 Peace" ligando o Cabo da Roca (Portugal) ao Nordkapp (Noruega), numa viagem de 15.000 km em 30 dias.
Montanhista desde a adolescência, fundou e é presidente do Clube Azimute, organizando caminhadas, ascensões, viagens aventura em Portugal, Ilhas e estrangeiro. Explorador e viajante inveterado, já ascendeu grandes cadeias montanhosas, como os Pirinéus, Alpes Franceses e Italianos, Alpes Bávaros, Alpes Suiços, Alpes Dináricos, Dolomitas (Itália), Montanhas Wicklow (Irlanda), Teide (Canárias) ou o Fitz Roy, Cerro Torre e Torres del Paine (Patagónia argentina e chilena) até à Terra do Fogo e Ilha dos Pinguins, quase na Antártida . 
Também dedicado à sua outra paixão, é músico e compositor da banda CATAVENTO, que lançou o CD "estórias & memórias", assim como guitarrista e vocalista da Banda Dó-Mi-Nó